segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Importância do Atendimento Educacional Especializado


A Sala de Recursos Multifuncionais demonstra grande importância para o estudante em inclusão escolar e consequentemente para a escola comum a qual está regularmente matriculado. É nesse espaço que o Atendimento Educacional Especializado - AEE - acontece e tem como função complementar a formação do educando por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e para o desenvolvimento de sua aprendizagem, visando também a autonomia e independência na escola e fora dela. O professor do AEE estabelece parcerias, articula a rede de apoio (professores, família, profissionais especializados da área da saúde, dentre outros) para que os objetivos a serem alcançados com esses estudantes sejam realmente efetivados e desempenhados com maior eficácia.
Num primeiro momento, logo ao iniciar o Atendimento Educacional Especializado, é preciso que o professor da Sala de Recursos Multifuncionais coloque em prática a articulação dessa rede de apoio, pois é o momento de ir em busca de informações relevantes sobre o histórico de vida desse educando, ou seja, iniciar um estudo de caso. A escuta nesse momento é primordial, principalmente com relação à escola e à família. É necessário ter esse conhecimento para então realizar um período de investigação, de sondagem das habilidades, capacidades assim como limitações e dificuldades desse estudante por meio de diferentes estratégias utilizadas na Sala de Recursos Multifuncionais. Por meio dessa ação compartilhada o professor do AEE identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias de forma a construir um plano de atuação para a eliminação de barreiras existentes no processo de ensino-aprendizagem desse educando. É uma etapa onde muitas informações são obtidas para então iniciar a organização do plano de AEE desse estudante, com objetivos específicos voltados para as suas necessidades e organizados a partir de todas as informações obtidas durante o estudo de caso realizado no início do seu ingresso na Sala de Recursos Multifuncionais.     
Num segundo momento, o Plano de AEE pode e deve ser revisto com o intuito de avaliar o desempenho do estudante, suas conquistas, rever suas dificuldades, pois esse plano é passível de mudanças sempre que necessário. Em muitos aspectos o educando irá evoluir e é preciso modificar o que foi proposto no início, ou seja, avançar, desafiá-lo a conquistar outros objetivos que agora (nesse momento de sua vida) se façam necessários. Novas estratégias devem ser sempre contempladas visando cada vez mais a eliminação de barreiras existentes.

 
“A diferença (vem) do múltiplo e não do diverso. Tal como ocorre na aritmética, o múltiplo é sempre um processo, uma operação, uma ação. A diversidade é estática, é um estado, é estéril. A multiplicidade é ativa, é fluxo, é produtiva. A multiplicidade é uma máquina de produzir diferenças – diferenças que são irredutíveis à identidade. A diversidade limita-se ao existente. A multiplicidade estende e multiplica, prolifera, dissemina. A diversidade é um dado – da natureza ou cultura. A multiplicidade é um movimento. A diversidade reafirma o idêntico. A multiplicidade estimula a diferença que se recusa a se fundir com o idêntico.”.

(SILVA, 2000, p.100-101)

 

3 comentários:

  1. Oi Fernanda!!! Adorei a citação que você incluiu, será a futura criação de um novo termo?? Adorei... Beijos

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    1. Pois é Gabriela, se formos pensar bem a fundo sobre essa citação, é absurdamente certa!!!! Está num dos fascículos do MEC.
      Obrigada, bjsss!!!

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  2. " A escuta nesse momento é primordial, principalmente com relação à escola e à família. É necessário ter esse conhecimento para então realizar um período de investigação, de sondagem das habilidades, capacidades assim como limitações e dificuldades desse estudante por meio de diferentes estratégias utilizadas na Sala de Recursos Multifuncionais"...e na vida escolar deste estudante.

    Fernanda!
    Penso que a escuta é o primeiro passo e o mais importante para o desenvolvimento do trabalho na Sala de recursos multifuncionais.
    Bjos,até mais.

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