sábado, 19 de outubro de 2013

Sugestão de Jogo


A importância da consciência fonológica para a apropriação do sistema de escrita alfabética pela criança

            A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer a sequência de sons que integram a palavra falada e de compreender que esses sons, numa determinada ordem, podem formar palavras que têm um significado. As habilidades de consciência fonológica não aparecem com a maturação biológica, elas dependem de oportunidades para refletir sobre as palavras em sua dimensão sonora. As crianças devem ser desafiadas tendo oportunidades lúdicas e prazerosas de pensar sobre as palavras, onde elas irão refletir sobre seus segmentos sonoros. Algumas propostas simples ajudam a desenvolver a consciência fonológica:

  • Rimas;
  • Separar palavras em sílabas;
  • Identificar palavras com o mesmo som inicial;
  • Identificar palavras ou sílabas com o mesmo som final;
  • Contar os sons que fazem parte das palavras;
  • Manipular sons nas palavras (por exemplo: dizer fato, mas sem o f inicial).
Abaixo segue uma sugestão de jogo que oportuniza tal desenvolvimento.

 

Jogos na Alfabetização   -    Caça Rimas
 
 
 
 
Objetivos didáticos deste jogo:

- compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
- perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final;
- desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas;
- comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.

Dicas ao professor:

      Esse jogo permite que o aluno descubra que palavras diferentes podem ter o mesmo “pedaço” sonoro final (a rima). Como desdobramento, inicialmente, pode-se solicitar aos alunos que pensem em outras palavras que rimam com os pares encontrados. Pode-se, ainda, pedir que escrevam as palavras que rimam e circulem as partes das palavras que possuem as mesmas letras (rimas).

     É importante que o professor elabore questionamentos sobre a ordem em que aparecem as letras que formam as rimas, fazendo o aluno perceber que, se mudarmos a sequência de letras, teremos mudança no som das palavras e, consequentemente, em seu significado. Após o jogo, é possível também resgatar as palavras trabalhadas, por meio de cruzadinhas, para que completem as rimas com apoio (um dos pares de figuras deve ter a palavra completa) ou sem apoio de imagens.

 

FONTE: Jogos de Alfabetização - CEEL/UFPE

  
     
 
     
 
      
 
 
 
 
 



 

 
 

          

 

                                      

 

 

                

 

 

 



 

2 comentários:

  1. Gosto muito do trabalho de consciência fonológica com os alunos de D.I. Adorei as sugestões Fernanda.

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  2. Fernanda,
    O interessante do nosso curso de AEE é que cada dia que passa aprendemos com as ideias e sugestões de atividade enriquecendo o nosso trabalho.

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